Olá mamães, hoje estou aqui para conversar um pouquinho sobre dor de cabeça na gravidez, sentir dores de cabeça durante a gestação, até um certo ponto é normal, no entanto se for frequente, pode estar ligada a pressão alta.
remedios-caseiros-para-dores-de-cabeca-na-gravidez-332x231Mas calma mamãe, não precisa se assustar ou sentir insegura a cada dorzinha, você deve ficar atenta, se as dores estão acontecendo com muita frequência, repare na intensidade da dor e qual região da cabeça aparece, caso sinta dores fortes na região da nuca acompanhada de dor no estômago e visão turva, é um sinal de alerta e recomendo que procure o seu obstetra, pois significa que a pressão está subindo muito e pode ter problema sério como a eclampsia (vou publicar um post falando somente sobre a eclampsia, mas para não deixar a mamãe preocupada, vou fazer um leve comentário sobre o que é a eclampsia – é uma condição rara, que provoca convulsões durante a gravidez, podendo afetar qualquer gestante, mesmo quem não tenha histórico de convulsões).
A pressão alta, não é a única causa da dor de cabeça, podem existir outras causas como a enxaqueca e a dor de cabeça tensional. A dor tensional, são aquelas que sentimos mesmo quando não estamos carregando um bebê no útero, incomoda, mas não faz mal algum para o bebê. Já a enxaqueca, esse tem que se preocupar, pois pode estar relacionada a pré-eclâmpsia, por isso, sempre que sentir dores fortes de cabeça, principalmente no terceiro trimestre da gestação, recomendo que informe imediatamente o seu obstetra.
Mas como sei que é enxaqueca? A enxaqueca geralmente afeta um lado da cabeça, provocando dores fortes, podendo vir acompanhado de enjoo, vômito, sensibilidade a luz, ruídos e visão turva. Geralmente no segundo trimestre da gestação, é bem provável que melhore a dor, já que nesta fase o seu organismo já se acostumou com a descarga de hormônios que você recebeu.2523690-9362-rec
Outra causa bastante comum, é quando você diminui ou elimina o consumo de cafeína por causa da gravidez, a dor de cabeça acaba sendo um efeito colateral por causa da abstinência dessa substância. Existem também, outros fatores responsáveis pela dor de cabeça, como o cansaço, estresse, congestão nasal, fome e falta de liquido.
Então o que devo fazer para amenizar a dor de cabeça? Bom, como nessa fase não pode ser ingerido nenhum tipo de remédio, a não ser com orientação médica, recomendo que tome bastante água, em torno de 2 a 3 litros de água por dia, como também, podem ser feito algumas estratégias para aliviar o desconforto da dor, por exemplo:

• Não acumule sono, o excesso de sono e cansaço provocam fortes dores de cabeça;
• Faça alongamento, se as dores forem tensionais, um bom profissional pode mostrar alguns exercícios que você deve fazer para aliviar a tensão ou até mesmo uma massagem pode prevenir o problema;
dieta-gravidas-1• Alimente-se com frequência e em porções pequenas;
• Sempre que chegar em casa, procure colocar os pés para cima;
• Alguns chás podem aliviar a dor, mas o melhor mesmo, é o chá de camomila, mas atenção, 1 xícara de chá por dia, para não prejudicar o bebê;
• Colocar compressa de água fria na cabeça;
• Se a dor de cabeça for provocada por congestão nasal, coloque uma compressa de água morna em torno dos olhos e do nariz;

É isso mamãe, essas são algumas estratégias que podem ser feitas para aliviar a dor, e mais uma vez, não tomem remédio sem a orientação médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *