A gravidez é um acontecimento natural que transforma radicalmente a vida de uma mulher, em todos os sentidos possíveis. Ela muda fisicamente, emocionalmente e psicologicamente e, depois que o tão esperado filho nasce, sua rotina jamais volta ser a mesma, suas preocupações diárias passam a ser outras, e ela pode verdadeiramente se denominar uma ‘nova mulher’.

Pregnant beautiful woman eating pickles

E é durante a gravidez também que a mulher é motivo constante de preocupação para o pai do bebê. Ele deve ficar atento o tempo todo com as necessidades da mulher, ser compreensivo com as alterações hormonais que ela sofre durante o processo de gestação, além de dar apoio e suporte incondicional à mulher.

Entretanto, há um fator típico e decididamente muito estranho que pode acompanhar a gravidez da mulher, e que intriga os homens através dos séculos: o desejo repentino e poderoso que a futura mãe tem de comer alimentos – e combinações deles – totalmente bizarros.

Torta de chocolate com tijolo, batata com cinzas, e até arroz doce com feijão preto. Esses são alguns dos desejos que algumas grávidas já relataram que tiveram tão intensamente que pensaram que iam enlouquecer se não comessem. E quem fica totalmente desnorteado é o pobre pai da criança, que nunca sabe se deve recusar ao pedido da mulher (pelo teor absurdo do desejo) ou ceder, dependendo do que ela pedir.

Mas por que isso acontece? Por que grávidas têm desejos de comer coisas estranhas? Se você é pai de primeira viagem com certeza vai querer entender o porquê de sua mulher pedir para comer coisas tão esquisitas. Ou se você é mulher e está grávida, definitivamente fica intrigada com esses desejos doidos que lhe ocorrem, certo?

O que se deve entender é que esse fenômeno pode ser causado por alguns fatores diferentes, e o primeiro deles vai te antojos-raros-embarazodecepcionar um bocado: manha. Foi exatamente o que você leu. Alguns estudos apontaram que uma mulher grávida sente o dobro da carência que um pessoa normalmente sente, necessitando então do dobro de atenção. Para conseguir tal atenção, a futura mamãe se aproveita da fama dos “desejos estranhos” que uma grávida tem justamente para voltar todos os olhares para si mesma.

O pai do bebê deve saber que a mulher está passando por diversas transformações, e se sente insegura e carente. Toda atenção dada a ela ainda é pouca, e os desejos estranhos têm que ser compreendidos.

Entretanto, esse é um dos fatores. Saiba que, na maioria das vezes, a gestante que pede, por exemplo, sorvete de baunilha com bacon realmente está sentindo uma vontade incontrolável de comer isso. A vontade é tão forte que a mulher pensa que vai enlouquecer se não satisfazer a ânsia. A ciência explica, e a chave são os hormônios.

365857-90_cardapio_gravida_novositeAs alterações dos hormônios da mulher (os mesmos que no início da gravidez causam o enjoo) podem desencadear também os desejos por comidas estranhas. Acontece da seguinte forma: a prolactina e progesterona são os hormônios responsáveis pela alteração do apetite feminino e a mudança do ph da boca, levando a gestante consumir alimentos que antes não gostava, não mais comer suas comidas preferidas ou mesmo experimentar sabores estranhos, como milk shake com maionese.

Alguns especialistas acreditam que carências nutricionais do corpo levam o cérebro da gestante a procurar alimentos que contenham os nutrientes que possam estar faltando no organismo da mulher e que o bebê que está se formando pode precisar para seu desenvolvimento. O desejo de comer terra, por exemplo, seria devido à uma anemia, carência de ferro, segundo os cientistas.

Fonte: ultracurioso.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *