Olá mamães, hoje passeando com meu marido e filha, passamos em frente uma livraria, como somos adeptos da leitura, entramos para olhar e depois de algumas horas cada um conseguiu achar um livro do seu agrado. Comprei um livro, que confesso desde a época da faculdade, sempre tive o interesse pela capa e hoje, depois de olhar prateleira por prateleira, vi a figura que sempre chamou a minha atenção e resolvi comprar. O livro é magnifico, folheei algumas páginas, e quanto mais olhava, mais certeza eu tinha, que esse livro iria ajudar e muito, não só a mim, como as futuras mamães e creio que até mesmo as mamães experientes. Então chega de enrolação e vamos conversar um pouquinho sobre o nascimento do bebê, quais as providências que deverão ser tomadas antes do bebezinho nascer. Como essa parte é um pouco extensa vou dividir esse artigo em duas partes.

O nascimento do bebê – Parte I

aborto-no-brasil05Todos os bebês devem ser tratados com atenção e competência, sua saúde nos dois primeiros anos é fundamental para uma boa formação de personalidade. Os pais deverão sempre acompanhar seu filho, sobretudo na idade escolar e principalmente na adolescência (que diga de passagem, não é fácil…rsrs), cuidando da sua saúde física-mental-emocional, cuidando desses elementos, você estará preparando seu filho a enfrentar com êxito e paciência as adversidades da vida. Sei que é o sonho de todos os pais que seu filho seja bem sucedido ou que seja feliz, e a pergunta sempre é, como posso fazer isso? Como estamos falando sobre as providencias que deverão ser tomadas antes do nascimento, vou elencar algumas normas essenciais:
• A gravidez deverá ser acompanhada por um obstetra;
• As mães não devem temer o parto normal e nem a cesariana;
• O recém-nascido deve ser alimentado ao peito pelo menos até os seus seis primeiros meses;
• O bebê deverá receber com regularidade as vacinas obrigatórias;
• A criança deverá, sempre que possível a presença diária dos pais, pelo menos nos dois primeiros anos;
• O desmame para a introdução de outros alimentos deverá ser bem orientado, observando e respeitando a rejeição;
• Evite excesso de sal, açúcar e de temperos;
• Será uma sorte o bebê ter pais felizes, transmitindo-lhe alegria, boas condições de saúde e segurança;
• O pediatra deverá ser escolhido baseando-se em confiança e compreensão recíprocas.

Providências que deverão ser tomadas antes do bebê nascer.

• A mãe deverá ser assistida por um obstetra e fazer os exames por ele solicitado;ads_1200x500_09
• Fazer o pré-natal;
• Nos primeiros 30 dias pós-parto, terá alguém para auxiliá-la;
• No caso da mãe trabalhar fora, já solicitou a licença maternidade;
• O bebê terá seu próprio quarto, se não tiver, ele poderá ficar no quarto dos pais, se ficar o bebê deverá ter o seu cantinho com berço e cômoda que poderá servir como trocador;
• Providenciou o enxoval, com roupinhas adequadas para o clima da sua cidade;
• E as fraldas estão em quantidade suficiente, afinal por dia o bebê recém-nascido usa de oito a doze fraldas por dia;
• Aprendeu como esterilizar as mamadeiras, bicos, chupetas e outros utensílios;
• Já escolheu o produto de higiene que você usará com seu filho;
• Está decidida a amamentar o seu filho, você sabia que mães que amamentam dificilmente terão câncer de mama, que a afinidade entre mãe e filho é muito maior entre aquelas que amamentam do que naquelas em que a mamadeira substitui o peito.

As vantagens da alimentação natural.

almo-amamentacao2O leite materno é o único alimento com defesas contra doenças e além disso faz com que o seu bebê cresça forte, inteligente e emocionalmente feliz. O colostro, nome dado ao leite da primeira semana, é a primeira vacina, pois ele possui lactoferrina e lisozima, substancias que protegem o bebê contra infecções, possui os macrófagos e linfócitos que são importantes contra a virose, anticorpos que é uma defesa contra várias doenças, principalmente contra a diarreia infecciosa e entre outras substancias que são importantes para os bebês. Além de ser muito nutritivo, é o mais higiênico, não havendo perigo de estar contaminado e é gratuito. Caso a mãe não pode amamentar por apresentar algum tipo de problema, não deve haver mãe de leite (alimentação cruzada), pois se essa mãe for portadora de alguma doença, como HIV e HLTV entre outras, pode ter o leite contaminado, o certo é procurar bancos de leite, pois em tal situação o leite é pasteurizado, tornando-se desprovido de riscos de contaminação.

As desvantagens da alimentação artificial.leite-artificial-para-a-crianca

No leite animal, sempre existe o risco de contaminação, desde a ordenha até a sua comercialização, o alimento artificial não fornece anticorpos, além disso a dificuldade na digestão pode predispor o bebê a vômitos, diarreia e anemia, como também pode causar alergia alimentar muitas vezes grave. O leite de vaca só deve ser dado após um ano de idade.
Por isso mamãe, o leite materno é o melhor para o seu bebezinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *